top of page
H (4)_edited.jpg

 

Engenharia

 

Assessoria Técnica

Projetos

Buscar

TERMOGRAFIA: CONHEÇA O QUE É E COMO FUNCIONA

  • Foto do escritor: H1 Engenharia H1 Engenharia
    H1 Engenharia H1 Engenharia
  • 20 de jun. de 2023
  • 2 min de leitura

A medição de temperatura é indispensável para alertar sobre condições de funcionamento de máquinas e equipamentos. Pensando nisso, surgiu a termografia. Ela é, basicamente, uma ferramenta de manutenção preventiva.


A termografia também permite, de forma rápida e sem contato, inspecionar um grande número de equipamentos e garantir a segurança do local e de seus colaboradores. Além disso, possibilita a extensão da vida útil de equipamentos.


Assim, é uma excelente ferramenta de monitoramento de condição, que propicia a realização de inspeções de forma segura, prática e confiável.


Importância e aplicabilidade da termografia


A termografia industrial pode auxiliar detectando anomalias em equipamentos antes que eles provoquem um incidente. Ela detecta, por exemplo, algum componente elétrico em curto ou sobreaquecendo, antes que ele venha a incendiar ou explodir. Assim, torna-se fundamental a sua presença na indústria para ajudar a evitar acidentes.


A inspeção termográfica, realizada por meio dela, pode ser feita sem contato direto com o equipamento, garantindo por isso ainda mais segurança.


As áreas de manutenção mecânica e elétrica são as que mais precisam da presença da termografia. Assim, ela fica mais focada nos equipamentos do que no processo produtivo.


Mas como usá-la? Para utilizar uma câmera termográfica, é preciso treinamento. Usá-la sem capacitação nenhuma pode gerar problemas e incongruências na coleta de imagens, causando imprecisão na veracidade das informações.


Por isso é tão importante uma equipe especializada para realizar a análise termográfica. Na H1, contamos com profissionais capacitados e com experiência para garantir a maior segurança ao seu empreendimento!


Segurança preventiva e seus benefícios


Empresas e condomínios que trabalham com ferramentas de calor precisam tomar cuidado redobrado com a saúde e segurança dos seus colaboradores. Afinal, acidentes de trabalho com esse tipo de equipamento podem ser frequentes se não for feito o devido acompanhamento.


Para isso, a termografia é um ponto crucial. Através dela, é possível prever problemas antes que eles sejam capazes de causar falhas ou acidentes.


Assim, são reduzidas as possibilidades de incêndios, acidentes de trabalho, queda de produtividade por equipamento ou até mesmo perda de maquinário, além de outros problemas que são evitados a partir da análise termográfica.


Através da termografia, é possível identificar as causas primordiais de possíveis falhas nos equipamentos, sendo algumas delas:


● Superaquecimento;

● Sobrecarga;

● Alto consumo de energia;

● Falta de isolamento térmico;

● Conexões soltas;

● Falhas de transmissão de energia.


Estas irregularidades, quando não identificadas, controladas e corrigidas em sua fase inicial, podem se tornar geradoras de falhas, paradas não programadas e quebras, trazendo diversos problemas e dor de cabeça para os gestores.


Ou seja, ao investir na termografia, você pode estar economizando em gastos futuros com problemas que serão previstos por esta análise. Afinal, dependendo da indústria, o custo investido em termografia chega a ser irrisório se comparado ao potencial de impacto de uma parada produtiva.


E você, já conhecia o uso da termografia? Na sua empresa ou condomínio, são tomadas essas medidas de segurança preventiva? Entre em contato com a H1 e garanta o melhor serviço de inspeção termográfica com emissão de laudo para o seu empreendimento!



ree

 
 
 

Comentários


whatts app.png
  • Instagram
bottom of page